domingo, 6 de abril de 2014

O estudo da Ufologia e seus verdadeiros investigadores

Imagem tirada da própria internet.
Quando se aborda o tema Ufologia abertamente muitas pessoas de forma inexplicada ficam revoltadas. Para entender melhor o porquê dessas indignações, neste texto será descrito o que contraria em muito, o que muitas pessoas tentam às vezes esconder até de si mesmo. O importante é saber que de uma forma não generalizada, a própria ciência descarta o estudo ufológico e, algumas pessoas, em sua maioria também o descrimina, desfazendo acima de tudo de quem se dedica fielmente a esta pesquisa, o ufólogo.

A história da criação do homem e sua evolução ainda esconde muitos mistérios, entre eles, o envolvimento de nossos antepassados com a Ufologia e a humanidade. Com o passar dos anos, discutir este assunto está se tornando cada vez mais comum na imprensa, principalmente pela facilidade e agilidade que a internet proporciona, basta colocar na busca, por exemplo, Ufologia x Humanidade, que inúmeros textos relacionados ao assunto aparecem. Mas o que poderia ser um benefício para uns se tornou um malefício para outros. Para se estar dentro dos assuntos e poder falar sabiamente sobre o estudo do Fenômeno UFO é necessário que a pessoa tenha no mínimo um conhecimento cultural-ufológico, com algumas horas de leitura sobre o assunto, pois aqueles que realmente estudam esse fenômeno têm em média de 15 a 30 anos de dedicação ao tema. Mas, para aqueles que dizem ser ufólogos, não basta apenas leitura e sim muita prática, sair a campo, fazer vigílias, investigar casos, entrevistar pessoas, filmar, fotografar e acima de tudo saber identificar o que realmente é um objeto voador não identificado.

Algumas pessoas divulgam Ufologia dando o parecer de grandes entendidos no assunto, mas na realidade são indivíduos que investigam os mais variados casos sem sequer sair da frente de um computador, diferente da forma de estudo que foi dita anteriormente. Mas o que pode ser investigado por meio de um computador? Na verdade investigam-se os trabalhos e os resultados de outras pessoas, pessoas estas que, às vezes, não souberam levantar dados suficientes para comprovar se o que realmente foi visto era um UFO ou um satélite, e com base nisso, é dado continuidade em um assunto que já poderia ter sido resolvido.

Aí entra uma questão de ética! Como é que essas pessoas têm a coragem de se intitularem proprietários exclusivos de um estudo – bom ou ruim - que é de autoria de outras pessoas? É curioso o grande sensacionalismo existente nos últimos anos por parte de indivíduos que publicam investigações de outros ufólogos e têm a coragem de assinar como sua, e por incrível que pareça em alguns casos, fazem críticas ao trabalho de outros. Tudo isso se dá graças à Internet, a facilidade de um ctrl c, ctrl v, agiliza o trabalho que qualquer investigador de computador. Mas por outro lado, para os ufólogos que pensam em divulgar a Ufologia e não seu trabalho este meio tem sido de importante divulgação, surgindo a cada dia, mais e mais página e links relacionados ao assunto.

Contudo, é sempre importante lembrar que o respeito entre as pessoas está acima de tudo, independente da crença, todos têm o seu ponto de vista e se um investigador diz que viu e analisou uma suposta sonda alienígena, os céticos não devem sair ridicularizando o que foi dito e principalmente o ufólogo em questão. Mais o que é interessante neste assunto é que na maioria dos casos, os que se julgam donos do conhecimento e certos em seu modo de pensar, sempre desacreditando de tudo, acabam no final da história concordando com o que foi dito, nem que seja em outra versão para se dar a razão. Agora pergunto, como que é possível confiar em quem não sustenta sua opinião?

Simplesmente não se confia. Divulgar Ufologia é bem diferente de se investigar Ufologia. Cada vez mais esses supostos estudiosos utilizam métodos menos dignos. É claro que todos os investigadores têm os seus valores e nunca, de forma alguma, os devemos menosprezá-los. Todos nós já cometemos erros, o que é natural no ser humano, ainda não atingiu a perfeição. Mas é de salientar que é com os erros que vamos aprendendo e desenvolvendo a forma de melhorar o nosso trabalho.

Não são os ataques pessoais que nos levarão à frente do pelotão da Ufologia. Não é ridicularizando as pessoas que as fazem serem mais ou menos importantes. Como querem que as pessoas confiem nas investigações quando simplesmente se copiam as investigações umas das outras? Por estas e outras razões muitos e bons investigadores acabaram por abandonar estudos que poderiam somar em muito para a história do planeta Terra, desvendando os muitos segredos que ainda estão por ser revelados. Com isso, hoje, esses ufólogos trabalham exclusivamente para eles próprios. Para eles, de que serve relatar uma determinada experiência se em seguida A, B ou/e C vão sair por ai descriminando seu minucioso estudo e o taxando como mentiroso e causador de calunia. Porque que as pessoas teimam em ridicularizar os trabalhos de outros quando elas próprias não entendem de Ufologia e nem tão pouco são Ufólogos? Até quando vamos continuar nesta precariedade decadente de agressões?

A única resposta é que se deve seguir em frente e continuar a desenvolver seus estudos, mantendo seu público, esse fiel e respeitoso, informado e atualizado sobre as diversas aparições ocorridas ao nosso redor. Na verdade não existe “poder” e nem pode existir sobre a área de investigação ufológica. Não há proprietários na Ufologia, pois esta ainda é livre e assim se deve manter. Existem muitos bons investigadores vítimas de ataques de outrem que lhes dou os meus créditos pelos excelentes artigos publicados nas mais variadas mídias. É muito importante a união unânime destas pessoas. Só assim se tem credibilidade. Apelo ao bom senso de todos e a unificação para uma verdadeira Ufologia limpa, séria e mais credível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário